Diferentes estilos de gola

por em

Diferentes estilos de gola

Foi-se o tempo em que os homens não se preocupavam com a aparência física e com as suas roupas. Não existe mais espaço para preconceito em relação a homens vaidosos e bem vestidos. Essa revolução comportamental masculina também fez com que os noivos se preocupassem mais com a roupa a ser usada no dia do casamento. E mais: ele não têm nenhum receio de pedirem dicas de traje e de combinações para surpreender com elegância.

Mas nada adianta escolher um traje de uma grife famosa se o conjunto não está harmônico. Quando o noivo busca dicas de traje, na verdade precisa de opinião sobre toda a sua apresentação, inclusive sobre o estilo da gola a ser utilizada. Gola padre combina com qual tipo de camisa ou de traje, por exemplo? A noiva é uma das pessoas de maior credibilidade para dar dicas de traje e também sobre as melhores coordenações; afinal é o seu futuro marido que precisa estar bem vestido para um dos momentos mais especiais da vida dos dois.

Mas quais são os tipos de gola mais indicados para cada traje? Antes de escolher a gola, o noivo deve saber qual é o melhor traje e cor. Então, deverá prestar atenção no tipo de cerimônia e horário. O casamento será formal ou informal? Ocorrerá durante o dia ou noite? Com essas respostas, o noivo terá mais chances de escolher o traje perfeito, respeitando o seu estilo e personalidade.

Casamentos formais noturnos pedem Fraque, Smoking, Black tie ou Casaca. Se o casamento não for tão formal, o noivo ficará elegante vestindo um Meio-Fraque, Summer ou Jaquetão. Cerimônias diurnas exigem ternos de bom corte, mesmo tecido e cor, sem brilho. As cores claras são as mais aceitas para casamentos durante o dia. Além disso, vale lembrar que tecidos mais grossos e encorpados devem ficar para as estações mais frias do ano.

E como deve ser a gola do traje escolhido? A primeira dica é eliminar golas com brilho para cerimônias diurnas. As golas mais estilosas e trabalhadas devem ser reservadas para a noite e com cautela, sem exageros para não correr o risco de ser considerado “cafona.” Depois, a gola escolhida deverá ser proporcional a silhueta do noivo. Golas maiores para noivos maiores e assim por diante.

Vamos as dicas de alguns trajes e diferentes estilos de gola:

· Black-tie: smoking clássico com apenas um botão e gola de bico ou smoking moderno com três botões e gola social. Black-tie não combina com gola tipo xale, nem pensar;

· Summer: aqui a gola xale pode ser usada com o paletó Summer;

· Dinner Jaquet: gola de bico é a mais acertada;

· Traje social ou passeio completo: gola clássica social, italiana ou alfaiate.

Ao escolher o traje, o noivo também deverá ter cuidado quanto à coordenação da camisa, considerando a melhor gola para a mesma. Por exemplo, se o traje escolhido for do tipo “Rafinatti”, o ideal é que se use camisa de gola padre. Essas dúvidas podem ser esclarecidas por empresas e profissionais especializados em vestir o noivo conforme o protocolo para a ocasião.

A escolha da camisa, colete (caso necessário), gravata, sapato e assim por diante, enfim, todos os acessórios para o noivo dependerão do tipo de traje escolhido e da gola do mesmo. Os noivos devem saber que há diferentes estilos de gola para trajes e camisas e, muitas vezes, elas definem (ou não) o sucesso do seu visual.