Daminha e pajem

por em

 

 

As daminhas e os pajens são as figuras infantis no dia do casamento. Ideal é convidar crianças a partir dos 5 aninhos que sejam da família dos noivos. Aos 5 anos as crianças podem se controlar melhor e perceber seu papel.

As funções das daminhas, também chamadas de damas de honra, e dos pajens é a de auxiliar a noiva com seu vestido, segurando por exemplo a cauda dele. Eles acompanham a noiva ao lugar da cerimônia, por isso é importante organizar as coisas de modo a as crianças estarem atempadamente no local. As daminhas e pajens geralmente entram depois do noivo e antes da noiva, carregando vários elementos simbólicos como flores e as alianças.

Sua função durante a cerimônia é de muita imporância pois geralmente são as daminhas ou o pajem que entregam aos noivos as alianças para um dos momentos mais significativos e emotivos do dia (ou da noite).

Ao deixarem o lugar onde a cerimônia decorreu, são também as daminhas e o pajem que vão jogando as pétalas de flores e o arroz pelo caminho dos noivos.
O número de crianças que têm esta função não está delimitado; você pode escolher e ter a companhia de quantas desejar. Se você tem muitas crianças presentes no seu casamento, pense em ciar um espaço infantil onde elas possam se divertir sem causar incômodo aos outros convidados e providencie uma babysitter ou alguém responsável para cuidar delas.

Quanto às roupas, existem várias opções que você pode adotar. As daminhas usam normalmente vestidos no mesmo estilo ou cores da noiva adaptados para criança. Os pajens ficam bem bonitos com um traje semelhante ao do noivo. As roupas são tradicionalmente oferecidas pela noiva.

Você pode optar por não ter qualquer daminha ou pajem, pois não é obrigatório.