Casamento no estilo americano

por em

Casamento no estilo americano


Você já deve ter visto algumas cenas de casamento na igreja em filmes americanos e reparado que muitas coisas são diferentes da nossa tradição. No casamento americano, os padrinhos (groomsmen) ficam do lado do noivo e, da mesma forma, as madrinhas (bridesmaids) ficam do lado da noiva. São amigos ou pessoas próximas a eles que ajudam na organização de todo o casamento. As madrinhas também usam buquês, mas menores que o da noiva. Os pais dos noivos não têm tanto destaque como aqui no Brasil. Eles não se posicionam no altar, ficam sentados na primeira fileira apenas.

As nossas daminhas de honra são denominadas de flowers girls e são chamadas assim porque levam cestos com pétalas de flores para jogar ao longo do caminho percorrido pelos noivos. Os ring bearers, que conhecemos como pajens, levam os anéis (diferente de nossas alianças). Depois da cerimônia religiosa, nada de jogar arroz nos noivos! Eles jogam pétalas de flores, bolhas de sabão ou confetes.

Outra cena comum nesses filmes de casamento americano é quando uma mulher ou um homem se levanta na mesa durante a festa de casamento para fazer as honras ao amigo que está casando. Uma das madrinhas da noiva, chamada de madrinha de honra (maid of honor), fica encarregada de fazer o discurso sobre a noiva de uma maneira emotiva. Do outro lado, um dos padrinhos (best man), fica encarregado de fazer um discurso mais engraçado sobre o noivo, arrancando risos dos convidados.

No casamento americano, os convidados menos próximos costumam se vestir de maneira informal, algo que seria indelicado aqui para nós. Outra tradição diferente é, depois de passada a lua de mel, os noivos devem enviar a cada convidado um cartão de agradecimento por terem comparecido ao casamento e fazer um comentário sobre o presente que receberam dele.