A cerimônia de casamento na igreja católica

por em

A cerimônia de casamento na igreja católica

vestido de noiva 2012

A cerimônia de casamento na Igreja católica é a que mais costumamos ver no Brasil. Por isso é o que o imaginário popular enxerga como o casamento tradicional: igreja enfeitada, padre rezando a missa, noiva entrando de branco e troca de votos de casamento e alianças. O que muita gente não sabe é que cada elemento que acontece na cerimônia de casamento católico tem uma razão de ser e que de uns tempos pra cá, ela tem mudados bastante e se adaptado aos novos tempos.

Tradicionalmente a nova entra de branco para mostrar que ainda é pura. O pai a entrega para o novo homem que vai cuidar dela e os padrinhos e madrinhas se responsabilizam a zelar pela felicidade do casal, servindo como conselheiros no caso de uma necessidade. O véu da noiva inicialmente simbolizava uma proteção para a noiva das influências negativas do mundo.

vestidos de noiva 2012

O matrimônio é considerado um sagrado sacramento para os católicos e por isso a cerimônia é tão importante. Eles podem fazer leituras da bíblia antes do dia e até sugerir ao padre uma passagem preferida para ser mencionada na missa. Como em qualquer sacramento, é importante que os noivos se confessem na vespera e no dia do casamento realizem a comunhão. Por isso se algum dos noivos não fez primeira comunhão ou crisma, não pode casar na igreja. Deve realizar estes sacramentos para então ser liberado para o matrimônio.

Na teoria é assim que funciona, na prática a Igreja Católica está muito mais flexível, exigindo somente batismo e aceitando até mesmo realizar casamento de casais de religiões diferentes. As músicas tradicionais também têm cada vez mais sido substituidas por músicas contemporâneas e a missa em si diminuiu drasticamente sua duração, a fim de não aborrecer os convidados que não são muito religiosos. Existe uma noção de que a cerimônia hoje em dia é mais para abençoar o casal do que para seguir tradições e isso acompanha a postura da Igreja Catolica no Brasil, que se tornou mais flexível para atrair também os jovens.

 

vestido de casamento 2012

Deixa um comentário