Anéis de noivado históricos: veja o diamante de Josefina

Posted on May 3 2013 - 12:53pm by admin

Antes de escolher o seu anel de noivado, procure inspiração nos anéis de noivado e alianças mais icônicos da história. Um desses anéis é o de Josefina, a imperatriz, esposa e musa do famoso imperador francês Napoleão Bonaparte. Conheça a história desse amor atemporal.

anel de noivado

 

O elegante anel de ouro decorado com uma safira azul e um diamante, os dois com shape de pêra, foi recentemente arrematado pelo valor de 730 mil euros (pouco menos de dois milhões de reais) durante um leilão da Osenat. A venda foi considerada um sucesso, já que o anel foi apresentado aos compradores com uma base de licitação de oito mil euros e acabou rendendo à leiloeira 50 vezes mais do esse valor inicial. Porquê? Não será com certeza pelo seu valor monetário que (embora significativo) não chega nem perto de valores como 700 mil euros. Essa aliança foi arrematada por toda essa quantia por conta do seu valor simbólico.

 

anel de noivado com diamante e safira

Essa aliança modesta representa um amor atemporal: tempestivo, intenso, violento e vivido. E o anel foi vendido junto com o estojo original, onde você pode ler uma bonita inscrição romântica mandada gravar por Napoleão: “Toi et moi” (tu e eu).

napoleao e josefine

 

Foi em 1796 que Napoleão Bonaparte pediu em casamento Josefina de Beauharnas, uma viúva com dois filhos, seis anos mais velha do que ele. Os dois casaram no ano seguinte, pouco antes de ele ser enviado para a frente de combate. Apaixonado por ela, Napoleão escreveu dezenas de cartas de amor a Josefina, cartas que hoje fazem parte das maiores obras da literatura universal.

 

anel de noivado josefine

O divórcio dos dois acabou se revelando inevitável. Mas a verdade é que a História provaria que Napoleão nunca deixou de amar a sua Josefina (mesmo tendo voltado a casar). E Josefina manteve o seu coração fiel a Napoleão, guardando sempre esse anel de noivado e o tratando como um dos seus mais preciosos legados de família. E você? Quer ter uma aliança como essa? Inclua na sua wishlist de acessórios e jóias preferidas.