Como fazer um jardim na varanda

por em

Um jardim transforma qualquer casa e, além de deixar o espaço em que vivemos mais bonito e colorido, pode proporcionar vários momentos de lazer. Quem vive num apartamento, pode pensar que não pode ter um jardim, mas está enganado e hoje vou explicar para você como fazer um jardim num espaço tão pequeno como a varanda de uma casa.

jardim na varanda vasos flores

jardim na varanda ideias para as plantas

Publicidade - LAMG

Em primeiro lugar, é necessário planejar onde vão ser colocadas as plantas. O ideal é escolher vasos e jardineiras em alvenaria. Opte por recipientes de vários tamanhos e se possível com várias cores e designs. Dessa forma, também esses objetos darão beleza ao espaço da varanda e ajudarão a proporcionar um ambiente mais aconchegante. Escolha ainda alguns móveis de jardim bem confortáveis, você poderá colocar cadeiras, um sofá e até mesmo uma mesa de apoio.

jardim na varanda com flores e plantas

Em seguida, distribua os vasos e as jardineiras na varanda. Planeje bem essa colocação e deixe espaço para se movimentar. Tenha também em atenção que pode ser necessário colocar ralos para escoar a água. Esse é um detalhe muito importante para evitar infiltrações de água na hora de regar as plantas.

jardim na varanda conforto e lazer

Por fim, escolha as plantas para colocar nos vasos e nas jardineiras. As plantas aromáticas, por exemplo, dão-se muito bem com esse tipo de ambientes, além de serem úteis para a culinária. Também outras plantas e flores como a Murta, Nandina, Pleomene, Dracena e todos os tipos de bromélias e palmeiras, se adequam e vivem perfeitamente numa varanda.

jardim na varanda para uma casa pequena

Depois de tudo montado e de ter as plantas semeadas ou plantadas, só lhe resta apreciar o seu jardim e fazer a sua manutenção. Não esqueça de regar as plantas com regularidade e tenha atenção a detalhes como o vento. Se vive num local com muito vento, tente construir uma barreira para evitar que as plantas se estraguem. Nesses casos, se tiver palmeiras coloque-as na primeira linha da varanda, já que são plantas que aguentam melhor o vento e que podem proteger as restantes flores e plantas mais frágeis.

jardim na varanda do apartamento

Ter um jardim na varanda é muito fácil. Escolha as suas flores preferidas e dê mais alegria à sua casa! Aproveite para passar lá momentos de relaxamento, lendo um livro ou simplesmente cuidando das suas plantas.

Deixa um comentário