Textos de Casamento

por em

Textos de Casamento

Ultimamente, as noivas tem manifestado muito no facebook suas crenças religiosas e deu para perceber que muitas delas – se não a maioria – acreditam em Deus e que o casamento é um ato sagrado perante Ele, independente da religião. Por isso, convidei uma blogueira, a Dani Nogueira do Blog de Casamento -  http://www.blogdecasamento.blogspot.com/, para dar umas dicas de textos e versículo de casamento que se encontram na Bíblia. Acho que esses texto de casamento podem ajudar os noivos na hora de escrever os votos de casamento e de escolher uma frase especial para as alianças de casamento, quer eles sejam ou não crentes. Espero que vocês gostem!

textos biblicos de casamento - votos dos noivos

“Quando me foi sugerido esse tema resolvi explorar um pouco mais, pesquisando tanto em sites especializados de casamento quanto na própria Bíblia. Particularmente, eu acredito que o casamento é algo instituído pelo próprio Deus e, por isso, nada mais apropriado que agradecer a Ele nesse momento tão especial de nossas vidas. Resolvi explicar um pouquinho de cada escolha minha, porque acredito que não adianta só colocar uma frase bonita de versículo bíblico, tem que saber o significado também. Esses versículos podem ser usados para os convites de casamento, para os votos dos noivos, ou até mesmo para gravar nas alianças.

Publicidade - LAMG

alianças de casamento - que escrever

O mais clássico quando se trata de casamento é o “Hino ao amor”, localizado em I Coríntios 13:1-13 “1.Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.(…) 4.O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. 5.Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. 6.O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. 7.Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 8.O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará. (…) 13.Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.”

Nesse caso, pode-se optar tanto por usar o trecho inteiro, quanto por apenas alguns versículos. Acho belíssimo esse trecho, que exalta não apenas o amor conjugal, mas o amor, o sentimento sublime. É uma exaltação ao próprio Deus, que é amor.

casamento religioso - textos e versículos

Logo depois podemos falar que trechos de Cantares (ou Cântico dos Cânticos) vêm na preferência das noivas. O livro de Cantares é um livro que fala do amor entre um marido e sua esposa, por isso nada mais apropriado para usar no grande dia. Claro, assim como alguns elogios você só faria ao seu marido na intimidade, alguns trechos desse livro poderiam ser inapropriados para a ocasião, exatamente pelo mesmo motivo. Seguem alguns destaques:

o que significa o casamento sagrado

“Como um lírio entre os espinhos é a minha amada entre as jovens.” Cânticos 2:2

“Você é toda linda, minha querida; em você não há defeito algum.” Cânticos 4:7

“Você fez disparar o meu coração, minha irmã, minha noiva; fez disparar o meu coração com um simples olhar, com uma simples jóia dos seus colares.” Cânticos 4:9

“O meu amado é meu, e eu sou dele;” Cânticos 2:16a Cânticos 6:3a

“Quem é essa que aparece como o alvorecer, bela como a lua, brilhante como o sol, admirável como um exército e suas bandeiras?” Cânticos 6:10

“Coloque-me como um selo sobre o seu coração; como um selo sobre o seu braço; pois o amor é tão forte quanto a morte, e o ciúme é tão inflexível quanto a sepultura. Suas brasas são fogo ardente, são labaredas do Senhor.” Cânticos 8:6

“Nem muitas águas conseguem apagar o amor; os rios não conseguem levá-lo na correnteza. Se alguém oferecesse todas as riquezas da sua casa para adquirir o amor, seria totalmente desprezado.” Cânticos 8:7″

casamento religioso

A Dani selecionou ainda vários outros textos muito bonitos, mas naturalmente, não cabem todos nesse post. Por isso se vocês quiserem ler os outros textos de casamento, coloquem seu comentário aqui no post ou no facebook para a parte dois de Textos de Casamento!

Todas as fotos do post são da Patricia Figueira, que autorizou o seu uso.