Discursos de casamento

por em

Discursos de casamento

Discursos de casamento têm sido cada vez mais comuns em festas com cerimonias mais informais. No lugar de um padre ou pastor, as vezes se pode chamar o juiz de paz para o local da festa, onde ele faz o casamento civil. Depois, amigos mais próximos do casal dizem algumas palavras para os convidados e muitas vezes um video vem mostrar fotos da noiva e noivo quando crainças e durante o namoro.

Esse tipo de celebração mais intima dá um carater mais pessoal à cerimonia e facilita os preparativos, já que tudo é feito em lugar só. Os convidados não têm que comparecer em 2 lugares e também não precisam esperar a cerimonia religiosa, que pode demorar e para alguns ser um pouco tediosa.

Escolhidos os padrinhos e madrinhas, devem ser eles os mestres de cerimonia e fazer o discurso para abençoar o casal. A duvida então pode aparecer. O que falar? Quanto tempo falar? Como me dirigir?

Para responder à estas perguntas, primeiro é bom lembrar que se trata de um evento informal. O publico é constituido de família e amigos, então o tom do discurso pode e deve ser informal. Se a pessoa que vai falar é envergonhada, não tem problema nenhum anotar algumas palavras pro caso de um bloqueio na hora. Algumas piadas também são permitidas, mas tudo com bom senso. O discurso de casamento não é nenhuma stand up comedy.

Falar sobre o casal, sobre quando se conheceram e desejar boa sorte costuma sempre dar certo. Evite um tom muito emocional, com historias demais e declarações de amor. Um casamento por si só já um momento emocionante e com um discurso mais emocional, a maquiagem de todas as convidadas vão derreter com as lagrimas. Um discurso muito longo também deve ser evitado. 10 minutos é um bom tempo para se falar tudo o que se deve sem aborrecer os convidados.

Por fim, é sempre bom lembrar: os noivos são o principal da festa e eles que devem estar em destaque. Não se esqueça de brindar aos noivos!

Deixa um comentário