Rituais de casamento

por em

Rituais de casamento

O casamento é uma instituição muito antiga e repleta de rituais e tradições, com significados em todos os momentos, da cerimônia até a festa de casamento. Em geral, os rituais mudam de acordo com a religião, assim como suas crenças e credos e, mesmo os casamentos modernos, que unem pessoas de religiões diferentes tem os seus rituais.

Na religião católica, os noivos precisam professar o catolicismo e não podem ser divorciados. A entrada dos noivos, a troca de alianças e a benção do padre constitui alguns dos rituais católicos, que é bastante comum no Brasil e dispensa maiores apresentações. O casamento evangélico é bem semelhante ao católico, mas ao invés de um padre, quem faz o casamento é um pastor.

Publicidade - LAMG

O casamento judaico é realizado por um rabino e, antes da troca das alinças o casal bebe uma taça de vinho. Uma curiosidade do casamento judaico é que não deve ser realizado aos sábados ou na mesma data de festas religiosas. Na festa de casamento é feita a tradicional dança em que os noivos são levantados em cadeiras pelos convidados.

O casamento indiano ou hindu é cheio de significados e o ritual completo dura de três a sete dias. O ritual mais importante é o chamado “Saat Pheras”, onde o casal dá sete voltas ao redor de uma fogueira. O rito final acontece quando o casal troca colares de flores – e não alianças. Depois há uma grande festa de casamento com muita dança e comida.

Mesmo com tradições diferentes, o casamento é sempre um dia especial para os noivos e sempre são muito comemorados, mesmo que com uma festa de casamento simples. Afinal um dia de sonho não tem preço. Uma boa estratégia para comemorar o seu casamento é comparar preços e escolher aquele que se encaixa melhor no seu bolso.

Deixa um comentário